terça-feira, 14 de outubro de 2008

Canteiro social e Censo complementam obras do PAC


A Rocinha passa por um início de transformações. E isso já acontece com o processo de Regularização Fundiária, no Laboriaux. Já nas obras no PAC, perto do CIEP Ayrton Senna, o Canteiro Social ajuda a esclarecer as obras, e agora começa a formação da equipe do Senso, que pretende contratar cerca de 150 moradores para realizar a pequiza.

O urbanista Marat Menezes, à frente do Canteiro Social desde abril na Rocinha, diz que o objetivo do Canteiro é intermediar as obras do PAC e os moradores, esclarecendo o que será feito. Ele enfatiza que o PAC só está começando, e que o processo está em andamento. "Não é fácil fazer um dinheiro desse volume sair do Governo Federal e chegar ao bolso de cada trabalhador. Então o PAC está se costurando. Mas o Rio de Janeiro está a frente em relação ao aproveitamento de verba das obras", completa Marat.

Ele diz que na Rocinha só tem uma obra inaugurada que é a construção da placa esportiva, e isso é pouco em relação a toda Urbanização planejada, como o Hospital, creche, plano inclinado, Passarela e Unidades Habitacionais.

Outro trabalho a ser realizado é o Senso, que prestará esclarecimentos sobre a obra. Instalado na Antiga Casa da Paz, mesmo local do Canteiro Social, o Censo já se iniciou pela Roupa Suja e pretende ser feito em toda a Rocinha para cadastrar os moradores, e não somente nas áreas onde as casas irão ser removidas ou onde irão ter outras obras. Imagina-se que serão contratados cerca de 150 recenseadores.

"Houve uma época em que moradores de favelas foram removidos para conjuntos habitacionais distante de seu lugar de origem. E isso não resolveu o problema, apenas mudava ele de lugar, afastando as pessoas dos laçou que ela criou" diz Marat, sobre a postura do Governo diante das ocupações.

O urbanista completa dizendo que agora aquela forma de criar uma moradia e as soluções criada por elas são reconhecidas. "O PAC é uma solução habitacional, financeira e social. Os arpartamentos que serão construídos no lugar das casas, só poderão ser desses moradores. Outro morador só poderá adquirir se algum morador for vender", completa Marat.

Entenda cada uma das obras

PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) – verba do Governo Federal destinada para melhoria de infra-estrutura em todo o Brasil. O plano vem através do canteiro social, senso e na regularização fundiária.

Censo – Pesquisa realizada para saber número de habitantes idade, educação, e a qualidade de vida da população.

Canteiro Social – Grupo que esclarece o que será feito nas obras do PAC.

Regularização Fundiária – processo jurídico para regularizar o imóvel do morador, auxiliado pela Fundação bento Rubião.

Nenhum comentário: