terça-feira, 14 de outubro de 2008

Tuberculose é a doença que atinge a Rocinha




A falta de ventilação e luz solar nas casas fez com que a maior da América Latina recebesse mais um título: a que contém o maior número em casos de tuberculose em todo o estado do Rio de Janeiro. No Dia Mundial em Combate à Tuberculose (24/3), aconteceu o encontro "ROCINHA EM AÇÃO, TUBERCULOSE NÃO!", na quadra da Acadêmicos da Rocinha.

Na semana que antecedeu o encontro, foi desenvolvida atividades na Rocinha envolvendo creches, escolas e diversos grupos culturais da comunidade. O evento contou com a presença de alguns grupos de dentro e fora da comunidade, como a Associação de Moradores, o Fundo Global, TV Tagarela e Pacs/Rocinha. A solenidade teve a participação do Ministro da Saúde José Gomes Temporão.

Encontro teve música, teatro e exibição de vídeo

A cerimônia teve início às 11h com a apresentação de alguns grupos da comunidade que apresentaram músicas de conscientização sobre a doença. Os agentes Comunitários de Saúde do Pacs/Rocinha encenaram uma peça destacando o tratamento da doença.

Foi organizada uma mesa de debates no palco para que os representantes da Associação de Moradores, do Fundo Global, do Grupo de Amigos e Ex-pacientes no Combate à Tuberculose - Gaexpa, junto com o ministro Temporão pudessem discursar sobre a tuberculose no Brasil.

O presidente da Associação de Moradores, Luíz Cláudio de Oliveira, o Claudinho, enfatizou a importância do evento para a comunidade e do papel fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde. Já o representante do Fundo Global destacou a questão das condições de vida dos pacientes, além de apresentar a campanha deste ano no combate à tuberculose da instituição, campanha essa que busca trabalhar a auto-estima do paciente.

A representante do grupo Gaexpa, Rita Smith, lembrou que a Rocinha é o local com a maior número incidência de tuberculose no Rio de Janeiro. Ela indagou as dificuldades que os pacientes de continuar o tratamento. Rita falou do papel dos Agentes Comunitários de Saúde, comentou da importância do trabalho que eles realizam na comunidade e salientou a necessidade de uma ampliação no Pacs/Rocinha.

O Ministro José Gomes Temporão, que já foi vítima da tuberculose em sua adolescência, disse a respeito do preconceito que os doentes sofrem. Ele acrescentou que isso tem que ser eliminado. Ele falou da importância do Agente Comunitário de Saúde e da população estar reivindicando melhorias na saúde.

Ao final da cerimônia houve a apresentação de um vídeo exibido pela TV Tagarela e produzido pelo Fundo Global, sobre a comunidade da Rocinha. Após o vídeo, foi servido uma feijoada em homenagem aos convidados.

Entenda o que é Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelo paciente por meio de gotas respiratórias que se propagam pelo ar ao falar, espirrar ou tossir. Os principais sintomas da doença são: Tosse por mais de 15 dias ininterruptos, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento ou cansaço fácil. Ela pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. A tuberculose tem cura se tratado corretamente, não podendo o paciente abandonar o tratamento em nenhuma hipótese. O importante é que a família não isole o paciente, nem dela e nem das outras pessoas.

Dados do Ministério da Saúde apontam em média 85 mil casos da tuberculose no país a cada ano, provocando mais de 5 mil mortes. Só na Rocinha, em 2002, de 268 foi para 324 casos da doença, número quatro vezes maior que toda a cidade. Por mês, a Rocinha apresenta 25 novos casos em média de tuberculose. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca dos 70% atendimento à doença no Centro Municipal de Saúde – CMS, conhecido como "Minhocão", são oriundos da Rocinha, sendo o segundo posto médico com mais casos na cidade.

Questões de infra-estrutura, como saneamento básico e serviços de saúde, mostraram-se prioridade para 40% dos moradores entrevistados em pesquisa feita pra o projeto de Urbanização da Rocinha.

Nenhum comentário: