terça-feira, 14 de outubro de 2008

Rocinha no combate à dengue


O mosquito transmissor da dengue ainda continua a fazer suas vítimas, e a Rocinha é um dos focos do aedes-aegipty. Mas agentes da Vigilância Ambiental de Saúde da Funasa em parceria com o governo do Estado, os "mata-mosquitos", estão combatendo a doença pelos becos da comunidade. A iniciativa conta com a participação da Associação de Moradores da Rocinha, que mapeia a área e orienta os agentes.

Já foram no Trampolim, Vila-Verde, Cachopa e Cachopinha, Dionéia, Cobras e Lagartos (Portão vermelho), Laboriaux, Vila Cruzada, 199, Umuarama, Terreirão da Rua 2, Bairro Barcelos e Rua 1, Valão, Roupa Suja, Laboriô, Pastor Almir, Rua 4, Rua 3, Paula Brito, Atalho, Boiadeiro, Via Ápia, Pocinho, Macega. Todas as áreas da Rocinha foram atendidas. Os "mata-mosquitos" ficaram pulverizando inseticida nos becos e vielas por seis semanas consecutivas com a supervisão da UPMMR. O seviço foi elogiado pela população por onde eles passavam.

A dengue é uma doença infecto-contagiosa transmitida através da picada do mosquito que se multiplica-se geralmente no verão. A dengue também pode transmitir a febre amarela. Os locais de proliferação se encontram dentro das proximidades de habitações, em qualquer acúmulo de água relativamente limpa (caixas d’água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas).

Os ovos ficam presos nas paredes do recipiente, e não morrem mesmo quando a água é retirada. Portanto, é preciso esfregar o recipiente quando for lavado. Destes ovos surgem as larvas, que depois de algum tempo vivendo na água, vão formar novos mosquitos adultos.

As manifestações aparecem, em geral, entre 3 e 6 dias após a picada de um mosquito infectado, causando desconforto. Os sinais são: febre alta, dor de cabeça, muita dor no corpo e, às vezes, vômitos. É freqüente que, 3 a 4 dias após o início da febre, ocorram manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou rubéola, e coceira. Também é comum que ocorram pequenos sangramentos no nariz e gengivas.

Medidas para se previnir

- Substituir a água dos vasos de plantas por terra e manter seco o prato coletor de água.
- Desobstruir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água.
- Não deixar pneus ou qualquer recipiente que possa acumular água exposta à chuva.
- Manter sempre tampadas as caixas d’água, cisternas, barris e filtros.
- Acondicionar o lixo em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.

Manifestações

- Dor constante abaixo das costelas, do lado direito (fígado).
- Suores frios por tempo prolongado, tonteiras ou desmaios ( pressão baixa).
- Pele fria e pegajosa por tempo prolongado (pressão muito baixa).
- Sangramentos que não param.
- Fezes escuras como borra de café (sangramento intestinal).

Manifestações compatíveis com dengue

- Procurar um Serviço de Saúde logo no começo das manifestações;
- Informar ao médico se estiver em uso de qualquer remédio. Alguns medicamentos utilizados no tratamento de outras doenças (Marevan, Ticlid) podem aumentar o risco de sangramentos.
- O tratamento do dengue é feito com hidratação. Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta.
- Os medicamentos não alteram a evolução do dengue e são empregados apenas para atenuar as manifestações da doença (dor, febre).
- Não tomar remédios por conta própria. Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns que podem até piorar a doença.
- Não tomar nenhum remédio para dor ou para febre que contenha ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral), pois eles podem aumentar o risco de sangramento.
- Os antiinflamatórios (Voltaren, Profenid) também não devem ser utilizados como antitérmicos pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reações alérgicas. Os remédios que contém dipirona (Novalgina, Dorflex, Anador etc.) devem ser evitados sem prescrição médica, pois podem diminuir a pressão ou, às vezes, causar manchas.

Nenhum comentário: