terça-feira, 14 de outubro de 2008

Com outra perspectiva para as crianças




Crianças das escolas Paula Brito, Abelardo Barbosa e Bento Rubião, todas da Rocinha, visitaram o Museu Histórico do Exército, que fica no Forte de Copacabana. O presidente da Associação de Moradores (UPMMR), Claudinho, esteve a tarde com o Diretor/Comandante do Forte, coronel Edson, e conversaram sobre a importância da criança ter uma outra perspectiva de vida.

Cerca de 160 crianças de cada escola, em um passeio organizado pela UPMMR, conheceram as instalações do Forte, visitaram o museu e viram fotos que contam um pouco da história do Exército, além de receberem aplicação de flúor e ao final um lanche. "Eu gostei porque eu conheci um monte de coisas novas", disse welington de 7 anos.

À tarde, o presidente da Associação de Moradores, Claudinho, foi recebido pelo Diretor/Comandante do Forte, coronel Edson, em seu gabinete. O coronel disse que o Forte trabalha com uma visão social, e que mais de 4 mil crianças de escolas públicas já visitaram o Museu, chegando a uma média 800 por dia.

"A importância de levar as crianças aqui é lhes dar uma outra perspectiva de vida" disse o Coronel Edson, a respeito da criança não ter acesso aos bens primários, como saúde, educação de qualidade e muitas vezes uma família estruturada, o que faz ela ficar vulnerável.

Claudinho falou sobre as precárias condições que anda a saúde, e que deveríamos ter um Sistemas Único de saúde (SUS) de direito, e não de favor. "A gente chega pra ser atendido e quase não nos dão atenção, e se você for reivindicar um melhor atendimento, você vai ver uma placa perto dos nossos olhos dizendo que desacatar funcionário público é crime e dá cadeia", disse Claudinho

Ao final, eles disseram que educação cria referencial, e que sem isso não iremos ter uma boa sociedade. Claudinho foi convidado para almoçar com o coronel. Eles falaram sobre saúde, educação, inclusão e perda de referencial e valores na atual sociedade.

Com o slogan "Canhões que atiram cultura e civismo", o Forte de Copacabana hoje possui diversas atividades culturais e sociais direcionadas às crianças. O Museu Histórico do Exército promove palestras, shows, saraus, oficinas lúdicas, exposições e visitas guiadas.

Nenhum comentário: