terça-feira, 18 de novembro de 2008

Uma torre de empregos



Mundo, e irá aproveitar a estrutura deixada pelos jogos Pan-americanos. Mesmo tendo essas instalações, terão que ser criadas outras para comportar a disputa. Enquanto a Prefeitura deixa em condições precárias os prédios construídos para o Pan 2007, o Hotel Nacional, que está desativado, poderia ser visto pelas autoridades como um polo de emprego e renda em potencial para a Copa de 2014. Além da mão de obra para reforma do hotel oriunda da comunidade, o Hotel Nacional depois de pronto teria 3000 novos empregos direto e outros 9000 indiretos, o que poderia resultar em diminuição do desemprego, aproveitando a mão de obra local.O alerta vem da favela para as autoridades sobre a urgência e a adoção por parte dos órgãos públicos para uma política de recuperação do prédio, com destinação de recursos financeiros, humanos e tecnológicos para a construção de um Hotel-Escola, que daria oportunidade a quem mora na Rocinha.
O Secretário Geral da Associação de Moradores da Rocinha, Antônio Xaolin, conversou com o Vice-governador, Pezão: "Fui funcionário do Hotel na minha juventude quando circulavam pelo hotel mais de 1000 pessoas por dia e hoje quero lutar para ver o Hotel Nacional funcionando. Conversei uma com o Vice-governador Pezão e disse a ele que reativar o Hotel Nacional seria uma imensa alegria para os trabalhadores da Rocinha e para os turistas do Brasil e do mundo. Pezão achou interessante a Rocinha abraçar essa idéia. Sugiro uma parceria entre os governos federal, estadual, municipal e a Firjan com o Sistema S para a construção de um Hotel-Escola onde todos seriam beneficiados. A mão de obra alí formada seria empregada no hotel e no comercio em geral", declara Xaolin.
Projetado por Oscar Niemeyer, o Hotel Nacional teve seu auge no início da década de 90. Ao todo são 79,7 mil metros quadrados, com 510 quartos, distribuídos em 27 andares, tendo o segundo maior centro de convenções da cidade. Mesmo sendo patrimônio do Município, o Hotel Nacional hoje se encontra abandonado, com ratos, baratas, vigas e ferragens danificadas.O bom momento da economia foi um forte aliado para o Brasil sediar a Copa de 2014. Serão construídos oito locais permanentes e sete provisórios serão erguidos. No quesito hospedagem, o Rio de Janeiro oferecerá 50 mil novos quartos nos hotéis. Uma parceria das 03 esferas de governo juntamente com o Sistema S poderia beneficiar a população local. E como será aproveitado um espaço já construído, também terá a importância na redução de custos sem precisar gastar 4 vezes mais que o orçado, como ocorreu no PAN 2007.A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados instalou a subcomissão permanente que vai acompanhar os preparativos da organização da Copa do Mundo de 2014. O objetivo da comissão é evitar os erros cometidos na organização dos Jogos Pan-Americanos do ano passado, no Rio de Janeiro, quando a Prefeitura gastou quase 400% a mais do que o previsto pelo orçamento inicial.Pela primeira vez a América do Sul recebe uma edição da maior competição esportiva do mundo. O país planeja crescimento de emprego com a realização da Copa.O Hotel Nacional vai contribuir para esse crescimento e a Rocinha agradecerá.

Nenhum comentário: